[artigo] A Internet e o Seu Papel Midiático

Artigo científico publicado em outubro de 2007 na primeira edição da Revista Midiálogos, revista científica do curso de Comunicação Social da Faculdade Pitágoras de Londrina.

Internet e o seu papel midiático: as características sócio-culturais que levaram a internet a se tornar um ambiente midiático

RESUMO

Este trabalho busca identificar nos principais momentos históricos do desenvolvimento da internet, os aspectos e situações que permitem que a Rede Mundial de Computadores extrapolasse sua origem tecnológica para se tornar um elemento da cultural global, atingindo as bases da sociabilidade humana. Comumente esta análise histórica é interrompida entre os anos 1999 e 2000, quando os índices de valorização nas bolsas de valores das empresas de tecnologia ligadas à internet caiu muito e rapidamente. Este episódio conhecido como “o estouro da bolha especulativa” é tido por muitos especialista como um momento trágico, que frustrou muitas expectativas e provocou grandes prejuízos. Contudo, à luz das ciências sociais, esta explosão foi gênese de um novo momento histórico, que possibilitou que a internet resgatasse suas próprias raízes culturais e se estabelecesse definitivamente como um ambiente midiático, com cultura própria e audiência com características bastante peculiares.

Palavras-chave: Internet, Mídia, Tecnologias da Comunicação, Cultura da Internet

Leia na íntegra:
A Internet e o seu papel midiático: as características sócio-culturais que levaram a internet a se tornar um ambiente midiático