[artigo] Informação como proposta de valor em produtos de plataformas de mídia digital: estudo sobre o Twitter Trending Topics

Artigo científico apresentado no VI Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC), na Universidade Estadual de Londrina, em agosto de 2022.

Informação como proposta de valor em produtos de plataformas de mídia digital: estudo sobre o Twitter Trending Topics

Sergio Mari Jr.; Francisco Carlos Paletta

RESUMO

Plataformas de mídia digital são arranjos de produtos, serviços e sistemas de tecnologias da informação e da comunicação, comumente mantidas por grandes corporações multinacionais, conhecidas com bigtechs. Em termos mercadológicos, alguns produtos componentes dessas plataformas têm sua proposta de valor baseada em processos de organização e representação da informação. Esse trabalho tem o objetivo de analisar o modo como o tratamento da informação é explorado como proposta de valor nesses produtos. Para isso, foi realizada uma análise exploratória de um produto específico, o Trending Topics, da plataforma Twitter. A análise se deu por meio de um processo de webscraping e mineração de dados. Como resultado, foi possível caracterizar o Trending Topics como um produto de informação e levantar a hipótese de que, nos últimos anos, o produto passou a privilegiar a seleção de assuntos a partir de seu próprio algoritmo de leitura de texto completo em detrimento das marcações realizadas pelos próprios usuários por meio de hashtags.

Palavras-chaves: mídia digital; organização da informação; marketing; proposta de valor; Twitter Trending Topics.

Leia na íntegra:

Informação como proposta de valor em produtos de plataformas de mídia digital: estudo sobre o Twitter Trending Topics