[artigo] Twitter Trending Topics e organização da informação nas mídias sociais

Artigo científico apresentado no GT-8 (Informação e Tecnologia) do XXII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ciência da Informação (ENANCIB). Publicado nos Anais do evento em 2022.

Twitter Trending Topics e organização da informação nas mídias sociais

Sergio Mari Jr.; Francisco Carlos Paletta

RESUMO

O Twitter figura entre as principais plataformas de mídia social na Web. Embora seu número de usuários ativos seja pequeno quando comparado ao de seus similares, ele possui muita notoriedade. A pesquisa investiga se essa notoriedade do Twitter se deve, em alguma medida, às suas funcionalidades, principalmente aquelas relacionadas ao tratamento da informação, e os impactos sociais que elas provocam. Objetivo: Esse artigo tem o objetivo de investigar a relação entre a notoriedade desproporcional do Twitter e o modo como ele organiza e representa a informação gerada por seus usuários. Procedimentos metodológicos: Para isso, realiza uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e natureza qualitativa sobre os fundamentos da organização da informação e do conhecimento e, sob essa perspectiva, analisa um dos produtos do Twitter: os Trending Topics, que organiza e representa a informação tendo como base, entre outros fatores, o volume de publicações existentes um assunto em um determinado período. Resultados: Conclui que os mecanismos de organização da informação de que se constituem as funcionalidades deste produto explicam, em parte, a notoriedade desproporcional da plataforma, ao mesmo tempo em que acabam por influenciar e distorcer o modo como a informação é produzida e consumida nesse meio.

Palavras-chaves: Organização da informação; Tecnologias da informação e comunicação; Mídias sociais; Conteúdo gerado pelo usuário; Twitter.

Leia na íntegra:
Twitter Trending Topics e organização da informação nas mídias sociais