[capítulo de livro] Ética da informação nos compiladores de tendências das plataformas de mídia digital

Texto apresentado no VII Congresso Brasileiro em Organização do Conhecimento - Isko Brasil, realizado em junho de 2023, na Universidade Estadual de  Londrina, Paraná, e publicado como capítulo de livro (ISBN: 978-65-980448-0-0).

Ética da informação nos compiladores de tendências das plataformas de mídia digital 

Sergio Mari Junior, Rosane Suely Alvares Lunardelli, Francisco Carlos Paletta

RESUMO

Introdução: Plataforma é um modelo de negócio amplamente adotado por empresas de mídia digital. Nesse modelo a empresa atua de modo indireto. Primeiro se conquista a atenção de grande número de pessoas por meio de seus próprios produtos. Depois essa atenção  apturada é usada para ofertar produtos e serviços de outras empresas. Alguns produtos componentes das plataformas de mídia digital utilizam processos de organização e representação do conhecimento para compilar e indicar assuntos que são tendências entre seus usuários. Objetivo: Essa pesquisa teve o objetivo de compreender como esses compiladores de tendências das plataformas de mídia digital podem ser abordados à luz da ética da informação, em suas dimensões macro e micro. Metodologia: Para isso foi realizada uma revisão narrativa de literatura e, a partir dos pressupostos colhidos nessa revisão, o apontamento de algumas questões e problemas éticos suscitados pela oferta de produtos desse tipo. Resultados: Compreendeu-se que a ética da informação integra reflexões em dois níveis: o da microética e o da macroética, e constatou-se que a ação das plataformas por meio dos compiladores de tendências levanta questionamentos nos dois níveis. Conclusão: Na dimensão microética evidencia-se problemas nos processos de representação da informação adotados por esses produtos. Na dimensão macroética os questionamentos decorrem do empobrecimento que eles podem provocar nos processos informacionais que deveriam aprimorar, por exemplo, ao favorecerem a desinformação.

Palavras-chaves: Ética da informação. Ética na representação do conhecimento. Mídias digitais. Desinformação.

Ler na íntegra:

O capítulo Ética da informação nos compiladores de tendências das plataformas de mídia digital

O livro completo: Organização e representação do conhecimento em diferentes contextos: desafios e perspectivas na era da datificação