[capítulo de livro] O jogo da reputação empresarial: a identidade corporativa nas redes sociais

Capítulo do livro: MATTOS, Celso; CAMARGO, Hertz W. (Org.). Assessoria de Comunicação - teoria e crítica. Londrina: Syntagma, 2012, p. 67-82.

O jogo da reputação empresarial: a identidade corporativa nas redes sociais

Sergio Mari Jr.

RESUMO

Construir ou reconhecer a identidade de uma orga-nização e conquistar uma boa reputação, frequentemen-te, figuram entre principais objetivos das Assessorias de Comunicação. Porém, qual a verdadeira importância dessa busca, e qual a melhor maneira de desempenhá-la? O mais recente palco onde as organizações têm bus-cado se comunicar e construir sua reputação está nos espaços criados pelas novas tecnologias da comunica-ção, especialmente nas redes sociais digitais. Nesses no-vos ambientes virtuais a identidade das organizações é submetida a uma espécie de jogo em que cada ação pode representar a conquista e a perda alguns pontos. Esses dois conceitos aqui relacionados: a reputação das organizações e as redes sociais digitais guardam uma característica comum: a base de sua conceituação está nas relações humanas e não na atividade empresarial.

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