[monografia] Publicidade Online: Como as estratégias de comunicação com o mercado se adaptam ao desenvolvimento cultural da internet

Monografia apresentada em 2005 ao curso de Especialização em Comunicação com o Mercado da Universidade Estadual de Londrina orientada pelo Prof. Rodrigo Stéfani Correa.

Publicidade Online: Como as estratégias de comunicação com o mercado se adaptam ao desenvolvimento cultural da internet

Resumo

A internet surgiu na década de 1960 como uma estratégia militar. Logo passou por um período de incubação em universidades e centros de pesquisa, se popularizando na década de 1990 com uma explosão financeira e especulativa. Passada a euforia econômica a internet manteve sua estrutura com milhões de usuários conectados em todo o mundo. Ao passo que estes usuários se relacionavam uns com os outros, novas formas de associação e agremiação foram criadas, dotando a rede mundial de computadores de mecanismos próprios para a promoção de relacionamentos e contatos sociais, apesar de virtuais. Estes mecanismos alteraram a forma de comunicação online, obrigando a publicidade a também se adaptar à cultura das comunidades virtuais e a submissão de seus interesses ao interesse dos usuários. Este processo criou técnicas específicas de publicidade, capazes de explorar as redes sociais virtuais como canais propagadores de mensagens persuasivas.

Palavras-chave: publicidade online, internet, comunidades virtuais, cultura da internet, adaptação cultural às novas mídias.