2024 [capítulo de livro] Curadoria na Era Digital: possibilidades e limitações para o uso de algoritmos de Automação de Processos na curadoria de conteúdo e na curadoria de objetos digitais Este estudo objetiva identificar os processos e operações que são desempenhadas pela ação curatorial nos domínios da Comunicação Social e da Ciência da Informação, diferenciando as práticas da curadoria de conteúdo e da curadoria de objetos digitais. ver mais
2023 [artigo] Desinformação e suas manifestações nas plataformas de mídia digital Esse trabalho buscou compreender o significado do termo desinformação e suas acepções, para que se possa discutir, juntamente com outras proposições, a responsabilidade das plataformas ao criarem algoritmos que permitem ou até potencializam a prática da desinformação. ver mais
2023 [artigo] Mídia digital sob o olhar da ciência da comunicação em 2021: uma revisão sistemática da literatura Este estudo buscou compreender como temas relacionados às mídias digitais foram abordados em textos publicados em periódicos científicos da área da comunicação no Brasil no ano de 2021. ver mais
2023 [capítulo de livro] Ética da informação nos compiladores de tendências das plataformas de mídia digital Esse texto explora a ética da informação, em suas dimensões micro e macro, nos compiladores de tendências das plataformas de mídia digital ver mais
2022 [artigo] Informação como proposta de valor em produtos de plataformas de mídia digital: estudo sobre o Twitter Trending Topics Analisa o modo como o tratamento da informação é explorado como proposta de valor em produtos componentes de plataformas de mídia digital e realiza uma análise exploratória do Twitter Trending Topics. ver mais
2021 [artigo] Twitter Trending Topics e organização da informação nas mídias sociais Ese artigo analisa o recurso Trending Topics do Twitter, que organiza e representa a informação tendo como base o volume de publicações existentes sobre ela em um certo período ver mais
2021 [artigo] Atributos da encontrabilidade da informação e a desmobilização da postura ativa do usuário da Web O estudo deste artigo tem o objetivo de evidenciar de que forma a dinâmica e a arquitetura da informação utilizadas nas timelines contribuem para o retorno a uma postura passiva por parte do usuário da internet. ver mais
2019 [artigo] O Meme como Linguagem da Inteligência Coletiva Este artigo propõe uma abordagem de cinco etapas comumente identificáveis na construção de um meme na world wide web, que pode ser utilizada como um modelo de análise. ver mais
2017 [artigo] Interatividade e Convergência Digital na Televisão Mais do que um avanço tecnológico, a aproximação entre a televisão e o digital coloca em contato duas culturas midiáticas distintas. ver mais
2017 [artigo] A linguagem visual nos processos interativos de websites Como a linguagem visual pode ajudar a criar sites mais interessantes. ver mais
2016 [artigo] Denúncia e esquecimento da violência no fotojornalismo Analisa as fotografias vencedoras do Prêmio Esso de Fotografia nos anos de 2005 e 2006. ver mais
2012 [capítulo de livro] O jogo da reputação empresarial: a identidade corporativa nas redes sociais Capítulo do livro: MATTOS, Celso; CAMARGO, Hertz W. (Org.). Assessoria de Comunicação - teoria e crítica. Londrina: Syntagma, 2012, p. 67-82. ver mais
2012 [dissertação] A linguagem visual nos processos interativos de interfaces gráficas em websites Este estudo de caráter teórico aborda as possibilidades de aplicação da linguagem visual no desenvolvimento de interfaces gráficas de websites, buscando compreender como os recursos dessa linguagem podem atuar como potencializadores do processo interativo entre o homem e o computador. ver mais
2009 [artigo] A Internet e as ferramentas da Mídia Digital como apoio ao Processo de Relações Públicas Este artigo propõe uma reflexão a respeito das mudanças no papel desempenhado pelo profissional de Relações Públicas nas organizações causadas pela internet e as novas mídias digitais. ver mais
2007 [artigo] A Internet e o Seu Papel Midiático As características sócio-culturais que levaram a internet a se tornar um ambiente midiático ver mais
2005 [monografia] Publicidade Online: Como as estratégias de comunicação com o mercado se adaptam ao desenvolvimento cultural da internet Os formatos de publicidade praticados na web tendem a acompanhar o desenvolvimento cultural da internet, que os precede. ver mais
2003 [TCC] Relações públicas no processo de crescimento organizacional: a Scriba Projetos Editoriais fortalecendo seu caráter institucional Projeto Experimental de Relações Públicas que buscou mostrar como esta atividade pode potencializar o processo de mudança em direção ao crescimento, promovendo a liquidação de pendências e o atendimento de novas necessidades ver mais