Produções

2024
[capítulo de livro] Curadoria na Era Digital: possibilidades e limitações para o uso de algoritmos de Automação de Processos na curadoria de conteúdo e na curadoria de objetos digitais
Este estudo objetiva identificar os processos e operações que são desempenhadas pela ação curatorial nos domínios da Comunicação Social e da Ciência da Informação, diferenciando as práticas da curadoria de conteúdo e da curadoria de objetos digitais.
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2023
[artigo] Desinformação e suas manifestações nas plataformas de mídia digital
Esse trabalho buscou compreender o significado do termo desinformação e suas acepções, para que se possa discutir, juntamente com outras proposições, a responsabilidade das plataformas ao criarem algoritmos que permitem ou até potencializam a prática da desinformação.
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2023
[artigo] Mídia digital sob o olhar da ciência da comunicação em 2021: uma revisão sistemática da literatura
Este estudo buscou compreender como temas relacionados às mídias digitais foram abordados em textos publicados em periódicos científicos da área da comunicação no Brasil no ano de 2021.
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2023
[capítulo de livro] Ética da informação nos compiladores de tendências das plataformas de mídia digital
Esse texto explora a ética da informação, em suas dimensões micro e macro, nos compiladores de tendências das plataformas de mídia digital
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2022
[artigo] Informação como proposta de valor em produtos de plataformas de mídia digital: estudo sobre o Twitter Trending Topics
Analisa o modo como o tratamento da informação é explorado como proposta de valor em produtos componentes de plataformas de mídia digital e realiza uma análise exploratória do Twitter Trending Topics.
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2021
[artigo] Twitter Trending Topics e organização da informação nas mídias sociais
Ese artigo analisa o recurso Trending Topics do Twitter, que organiza e representa a informação tendo como base o volume de publicações existentes sobre ela em um certo período
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2021
[artigo] Atributos da encontrabilidade da informação e a desmobilização da postura ativa do usuário da Web
O estudo deste artigo tem o objetivo de evidenciar de que forma a dinâmica e a arquitetura da informação utilizadas nas timelines contribuem para o retorno a uma postura passiva por parte do usuário da internet.
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2019
[artigo] O Meme como Linguagem da Inteligência Coletiva
Este artigo propõe uma abordagem de cinco etapas comumente identificáveis na construção de um meme na world wide web, que pode ser utilizada como um modelo de análise.
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2017
[artigo] Interatividade e Convergência Digital na Televisão
Mais do que um avanço tecnológico, a aproximação entre a televisão e o digital coloca em contato duas culturas midiáticas distintas.
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2017
[artigo] A linguagem visual nos processos interativos de websites
Como a linguagem visual pode ajudar a criar sites mais interessantes.
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2016
[artigo] Denúncia e esquecimento da violência no fotojornalismo
Analisa as fotografias vencedoras do Prêmio Esso de Fotografia nos anos de 2005 e 2006.
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2012
[capítulo de livro] O jogo da reputação empresarial: a identidade corporativa nas redes sociais
Capítulo do livro: MATTOS, Celso; CAMARGO, Hertz W. (Org.). Assessoria de Comunicação - teoria e crítica. Londrina: Syntagma, 2012, p. 67-82.
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2012
[dissertação] A linguagem visual nos processos interativos de interfaces gráficas em websites
Este estudo de caráter teórico aborda as possibilidades de aplicação da linguagem visual no desenvolvimento de interfaces gráficas de websites, buscando compreender como os recursos dessa linguagem podem atuar como potencializadores do processo interativo entre o homem e o computador.
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2009
[artigo] A Internet e as ferramentas da Mídia Digital como apoio ao Processo de Relações Públicas
Este artigo propõe uma reflexão a respeito das mudanças no papel desempenhado pelo profissional de Relações Públicas nas organizações causadas pela internet e as novas mídias digitais.
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2007
[artigo] A Internet e o Seu Papel Midiático
As características sócio-culturais que levaram a internet a se tornar um ambiente midiático
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2005
[monografia] Publicidade Online: Como as estratégias de comunicação com o mercado se adaptam ao desenvolvimento cultural da internet
Os formatos de publicidade praticados na web tendem a acompanhar o desenvolvimento cultural da internet, que os precede.
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2003
[TCC] Relações públicas no processo de crescimento organizacional: a Scriba Projetos Editoriais fortalecendo seu caráter institucional
Projeto Experimental de Relações Públicas que buscou mostrar como esta atividade pode potencializar o processo de mudança em direção ao crescimento, promovendo a liquidação de pendências e o atendimento de novas necessidades
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